Lançamento literário aborda temática da violência e das ações terroristas

Na obra Terrorismo e mídia, de José Amaral Argolo, temos não somente a apresentação do terrorismo ao longo da história e seus modus operandi, mas sobretudo uma análise do papel da mídia. A partir da retórica da hiperviolência, banaliza-se o mal e se (re)apresentam os fatos, estendendo o alcance de um ataque a bomba nos arrabaldes polares a um evento de pauta mundial.

Como repórter investigativo, Argolo conseguiu se aperfeiçoar na arte de contar bem uma história, de reunir subsídios e caminhar dentre as sombras a fim de garimpar nomes, datas, documentos e quaisquer outras provas. Como exemplo, podemos citar o trabalho desenvolvido por ele sobre a ação do terrorismo político no Brasil, que resultou no best seller “A direita explosiva no Brasil”.

Há legitimidade em ações terroristas? Podem os fins justificar os meios? A violência é uma fala? De quem? Essas e outras questões são tratadas com muita competência por José Argolo. Embora o tema seja pouco palatável aos mais sensíveis, o autor consegue adotar um estilo textual singular, o que facilita a compreensibilidade. A metodologia empregada para a elaboração deste livro, por exemplo, privilegiou o levantamento de dados primários, entrevistas (com fontes ostensivas e off de record) e acesso à material reservado (classificado como sigiloso/secreto pelos sistemas de segurança). Além de tecer conceitos, a obra se apóia numa didática cronologia – da Revolução Francesa, passando pelos atentados perpetrados pelos niilistas no século XIX, às ações de hackers da era digital.

“Tanto o Jornalismo como a Literatura, a História e a Ciência Política, trabalham com palavras. Essas adquirem importância e são dicionarizadas  definindo sentido e objeto, enquanto outras acabam esquecidas” (ARGOLO, José. Pg. 156). Do mesmo modo, podemos dizer que parte da lógica das ações terroristas reside na (re)tomada do lugar de fala como garantia de verossimilhança, ainda que esta fala seja tinta de sangue e revele o atavismo instintivo e primário da humanidade.

Terrorismo e mídia pode ser encomendado pelo site www.e-papers.com.br. Em breve disponibilizaremos também uma entrevista com o autor, produzida com exclusividade para o blog e para a webradio Audioativo.com.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.