AudioAtivo

WEBRADIO da Escola de Comunicação da UFRJ

O Projeto

Tamanho da letra

A AudioAtivo Webradio é um projeto de iniciação artística-cultural e de extensão da Escola de Comunicação da UFRJ, orientado pelo professor Gabriel Collares Barbosa. O objetivo é oferecer um espaço para que alunos, funcionários e professores da UFRJ expressem idéias e exercitem a produção de conteúdo. O portal também veicula atividades desenvolvidas no âmbito das disciplinas de Jornalismo do Curso de Comunicação Social.

Uma webradio demanda diferentes produtos comunicacionais que se complementam: blog, vídeos, textos, fotos e o que mais a internet permitir. E aí reside uma importante faceta deste projeto: a experimentação de novos formatos. Além disso, valorizamos aqui a interação emissor-receptor que a imprensa comunitária prescinde e que a internet potencializou, tornando o ouvinte também em emissor, ou seja, em produtor de conteúdo. A webradio AudioAtivo também possui caráter extensionista na medida em que procura difundir informação, entretenimento e educação para a sociedade.

Características do Projeto

Transmissão

Os áudios, hospedados no servidor do Núcle de Computação Eletrônica – NCE, são disponizados no site da webradio para serem executados sob demanda ou como podcast. Em breve haverá também transmissão ao vivo da programação.
Programas

Alunos, funcionários e professores podem utilizar este espaço para veiculação de ideias. Agende uma reunião conosco! Cada programa pode ter por conta própria um blog para disponilizar conteúdo complementar, cabendo aos responsáveis sua manutenção e ressalvando o projeto AudioAtivo de qualquer vínculo legal. A Audioativo é uma webradio educacional/acadêmica sem qualquer finalidade comercial.

Interação

Os internautas poderão comentar programas através das redes sociais relacionadas ao projeto ou em seção específica deste site.

Gerenciamento de Conteúdo

Uma preocupação dos idealizadores deste projeto era prover a um custo acessível (ou custo zero se possível) um solução de gerenciamento de conteúdo (ou Content Management System -CMS) para que diversos usuários, com diferentes privilégios de administração do site pudessem “postar” e editar conteúdo de forma descentralizada e dinâmica. Depois de pesquisa e avaliação de diversas aplicações Opensource (softwares de código livre e licença não proprietária) decidimos pelo WORDPRESS. Concebido inicialmente para administração de blogs, o WordPress atende as necessidades de gerenciamento de sites e portais de pequeno a médio porte e é capaz de agregar ferramentas web importantes como o RSS.

1 comentário

  1. Excelente querido Gabriel e todos aquelese todas aquelas que estão ajudando esta grande iniciativa!
    Por gentileza ainda não entendi como postar podcasts.
    Aguardado,
    carinhosa-mente,
    Evandro