AudioAtivo

WEBRADIO da Escola de Comunicação da UFRJ

O Projeto

Tamanho da letra

A AudioAtivo Webradio é um projeto de iniciação artística-cultural e de extensão da Escola de Comunicação da UFRJ, orientado pelo professor Gabriel Collares Barbosa. O objetivo é oferecer um espaço para que alunos, funcionários e professores da UFRJ expressem idéias e exercitem a produção de conteúdo.

Uma webradio demanda diferentes produtos comunicacionais que se complementam: blog, vídeos, textos, fotos e o que mais a internet permitir. E aí reside uma importante faceta deste projeto: a experimentação de novos formatos. Além disso, valorizamos aqui a interação emissor-receptor que a imprensa comunitária prescinde e que a internet potencializou, tornando o ouvinte também em emissor, ou seja, em produtor de conteúdo. A webradio AudioAtivo também possui caráter extensionista na medida em que procura difundir informação, entretenimento e educação para a sociedade.

Características do Projeto

Transmissão

Os áudios, hospedados no servidor do Núcle de Computação Eletrônica – NCE, são disponizados no site da webradio para serem executados sob demanda. Em breve haverá também transmissão ao vivo da programação.
Programas

Alunos, funcionários e professores podem utilizar este espaço para veiculação de suas produções. Cada programa tem um blog onde disponiliza suas edições e posts com conteúdo complementar. Este conteúdo pode ser vídeo, textos, imagens e até audios extras que não foram ao ar na edição do programa.

Interação

Os webouvintes poderão comentar programas através dos respectivos blogs. Em breve haverá ainda o chat e o blog do ouvinte onde o público poderá contribuir com conteúdo.

Gerenciamento de Conteúdo

Uma preocupação dos idealizadores deste projeto era prover a um custo acessível (ou custo zero se possível) um solução de gerenciamento de conteúdo (ou Content Management System -CMS) para que diversos usuários, com diferentes privilégios de administração do site pudessem “postar” e editar conteúdo de forma descentralizada e dinâmica. Depois de pesquisa e avaliação de diversas aplicações Opensource (softwares de código livre e licença não proprietária) decidimos pelo WORDPRESS. Concebido inicialmente para administração de blogs, o WordPress atende as necessidades de gerenciamento de sites e portais de pequeno a médio porte e é capaz de agregar ferramentas web importantes como o RSS.