O Projeto

A AudioAtivo é uma Webradio gerida e custeada pelo professor Gabriel Collares. Atualmente coexiste como projeto de iniciação artística-cultural e de extensão na Escola de Comunicação da UFRJ. O objetivo da webradio é oferecer um espaço para que alunos, funcionários e professores da UFRJ, assim como o público externo, expressem idéias e exercitem a produção de conteúdo plural. O portal também tem por hábito veicular atividades desenvolvidas no âmbito das disciplinas de Jornalismo da UFRJ bem como produções que atendem convênios como o firmado com a “CBN-Rio” e parcerias como o que firmamos com a “ACERJ” e a “FERJ”, em especial. Estamos no ar de modo ininterrupto desde 2008 e fomos os primeiros a veicular com periodicidade audios em versão podcasts na UFRJ. A nossa programação é ao vivo e também via podcast.

Não há fins lucrativos ou qualquer geração de renda. A proposta de projeto piloto nos moldes público-privado acontece na medida em que o professor gestor arca unilateralmente com despesas como domínio, streaming de áudio, hospedagem, compra e manutenção de equipamentos e o ente público é beneficiado na medida em que o corpo social da universidade encontra um espaço para veiculação das produções onde se destaca o pioneirismo da ação e a alta qualidade técnica do material produzido. Nosso estúdio principal é sediado na Central de produção Multimídia da UFRJ mas produzimos e transmitimos de outros estúdios secundários.

No que tange à pluralidade jornalística, a webradio AudioAtivo não se liga direta ou indiretamente a partidos políticos. O objetivo é ter ouvintes de todos os espectros políticos. Afinal, como diz Mario Erbolato, na obra “Tecnicas de Codificação em Jornalismo”, pg 129: “Divulgue todas as opiniões e aspectos em torno de uma controvérsia”. Assim, não queremos menos conteúdo mas, sim, jornalismo e entretenimento, dois pilares da webradio, de melhor qualidade.

Características Técnicas e Conceituais do Projeto

Uma webradio demanda diferentes produtos comunicacionais que se complementam: blog, vídeos, textos, fotos e o que mais a internet permitir. E aí reside uma importante faceta deste projeto transmídia: a experimentação de novos formatos. Além disso, valorizamos aqui a interação emissor-receptor, tornando o ouvinte também em emissor, ou seja, em produtor de conteúdo. A webradio AudioAtivo também possui caráter extensionista na medida em que procura difundir informação, entretenimento e educação para a sociedade.

Transmissão ao vivo e on demand

Os áudios, hospedados no servidor da Locaweb, são disponizados  para serem executados sob demanda ou como podcast.  Transmissão ao vivo da programação – via streaming de audio (JMV Technology).

Programas e Programação

Nossa programação é em formato “mosaico”. Além desse aspecto que garante a diversidade de programas, o público externo bem como alunos de quaisquer unidades da UFRJ, funcionários e professores utilizam esse espaço para veiculação de produções, mediante completa cessão de direitos autorais para exibição, ressalvando o projeto AudioAtivo de qualquer vínculo legal. Agende uma reunião conosco para fazermos uma avaliação das propostas.

A Audioativo é uma webradio sem qualquer finalidade comercial. Declaramos expressamente, no que tange ao copyright, que “nenhuma violação de direitos autorais é pretendida”.

Interação com a audiência

Promoções ocorrem pontualmente em benefício da audiência. Já sorteamos bens de consumo duráveis, livros e outros produtos culturais. Os ouvintes/internautas podem comentar através das redes sociais relacionadas ao projeto ou em seção específica deste site, bastando mero registro de usuário. Quem sabe você não é convidado para conhecer nossos estúdios e participar ao vivo com a gente?!

Gerenciamento de Conteúdo

Por que um sistema baseado na plataforma WordPress? Uma preocupação dos idealizadores deste projeto era prover a um custo acessível (ou custo zero se possível) um solução de gerenciamento de conteúdo (ou Content Management System -CMS) para que diversos usuários, com diferentes privilégios de administração do site pudessem “postar” e editar conteúdo de forma descentralizada e dinâmica. Depois de pesquisa e avaliação de diversas aplicações Opensource (softwares de código livre e licença não proprietária) decidimos pelo WORDPRESS. Concebido inicialmente para administração de blogs, o WordPress atende as necessidades de gerenciamento de sites e portais de pequeno a médio porte e é capaz de agregar ferramentas web importantes como o RSS.