Formado em 2008, no Rio de Janeiro, o grupo sempre teve como proposta a música vocal sem acompanhamento de instrumentos. O projeto foi criado sob o nome Oito a Cappella, já que esse é o gênero musical que unia os oito integrantes fundadores nos ensaios, realizados aos domingos até hoje. Alguns dos cantores seguem carreira musical paralelamente, e todos são remanescentes do extinto Coral de Alunos do Colégio Pedro II, onde se conheceram.
Em 2012, o grupo decidiu mudar o nome para Vozerio, em uma alusão lúdica à cidade natal dos cantores. A nova fase veio com o processo de amadurecimento do projeto, que saiu de uma primeira roupagem, influenciada pelo canto coral lírico, em direção a um estilo mais identificado com a música de grupos vocais populares.
Nos quase 5 anos de existência, o Vozerio já se apresentou em duas edições do Festival Internacional de Corais, em Belo Horizonte; no Teatro João Teotônio da Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro; no festival anual Música na Matriz, em Teresópolis; entre outras apresentações.
Vozerio
Integrantes:
Alexandro Borba (tenor)
Evie Saide (preparadora vocal, soprano)
Edvan Moraes Jr (diretor musical, barítono)
Beatriz Felix (contralto)
João Pedro Azeredo (barítono, beatbox, percussão corporal)
Matheus Brill (baixo)
Helena Wergles (mezzo-soprano)
Larissa Costa (mezzo-soprano)
Entrevista: Tais Carvalho
Fotos: Guilherme Monteiro
Edição: Sergio Muniz
Coodenação Geral: Gabriel Collares
Para conhecer mais sobre o Vozerio acesse a fan page: http://www.facebook.com/Vozerio